sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Proibir de comer NUNCA… Pensar em degustar SEMPRE

fast food collection on on white background
Dizer NÃO à comidas gordurosas e que trazem algum malefício a saúde pode não ser uma boa saída para desenvolver melhores hábitos alimentares, e ao invés disso, o fato de pensar no que você deve comer em seu lugar.
Quem afirma esta, são os pesquisadores da Universidade de Utrecht (Holanda), que descobriram que pensar em NÃO fazer algo torna as pessoas mais propensas a fazê-lo.
O fundamental é decidir com antecedência o que você vai comer em vez do alimento que não deveria.
  • Exemplo: se te der vontade de comer outro biscoito doce, decida que vai tomar um copo de água em seu lugar. Ao escolher água como um substituto do biscoito doce, você pode se livrar do impulso mais facilmente.
Uma pesquisa afirmou que dizer “não vou” ao invés de “não posso” pode fazer toda a diferença. O segredo está na maneira como sua mente compreende essas expressões.]
“Não vou” é experimentado como uma escolha, e traz uma sensação de poder, já o “não posso” é uma restrição, algo imposto, que pode minar seu senso de poder e controle pessoal.

Conheça os tipos de sal e saiba como usá-los

sal-1
Diversos tipos de sal ganham  as mesas dos brasileiros. Os produtos vão desde o tradicional marinho, passam pelo light e chegam aos gourmet, que dão um toque especial à comida preparada. Veja quais são os tipos do tempero e aprenda a usá-los:
Light: o sal light foi criado para diminuir a quantidade de sódio consumido, já que este mineral adere à parede das artérias, contribuindo para elevar a pressão sanguínea. O sal light possui menos da metade de sódio encontrada no sal branco refinado. No entanto, o sabor é um pouco amargo.
Flor de sal:  esta é conhecida como uma das mais delicadas versões de sal. O ideal é acrescentá-lo após o preparo, quando o fogo já estiver desligado. Combina perfeitamente com carnes vermelhas, mas pode ser adicionado a qualquer prato, pois é capaz de realçar o sabor, sem fazer com que o alimento perca sua característica original. Esbanja quantidades de magnésio, iodo e potássio. É formado nas superfícies das salinas e, devido à ação do vento, adquire o aspecto de pequenos cristais. Apesar de produzido em diversos locais, o mais famoso é o da região de Guerande, norte da França.
Sal rosa: as reservas do sal rosa estão localizadas principalmente no Peru, no Vale Sagrado dos Incas, onde existia um oceano, há mais de dois mil anos. A água salobra brota do subsolo em pequenas poças e, com a evaporação, dá origem aos cristais de tom rosado. Seus grãos têm um elevado índice de umidade, com uma aparência grudenta, além de um sabor forte. Está entre as opções com menor teor de sódio e é ideal para temperar peixes crus, frutos do mar e aves.
Sal defumado: a aparência cinza revela um gosto levemente adocicado. Bastante produzido na França, lá o sal é defumado pela fumaça fria proveniente da queima de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho. Em alguns locais é produzido ao colocar o sal comum em contato com a fumaça da queima de uma madeira aromática, como carvalho ou cerejeira. É bastante versátil e combina com pratos vegetarianos, carnes, aves e peixes. Mas controle-se: tem quase a mesma quantidade de sódio do sal comum.
Sal marinho: é considerado uma alternativa mais saudável que o sal refinado, que leva aditivos como o iodeto e agentes antiaglomerantes. O sal marinho é obtido pela evaporação da água do mar e seu conteúdo mineral lhe dá um sabor diferente do sal de mesa, que é obtido a partir de rochas. No Brasil, este é o tipo de sal mais comum e barato e é bastante produzido no Rio Grande do Norte.
Sal negro: este tipo de sal também é conhecido como Kala Namak e é obtido em reservas naturais da região central da Índia. Além da cor ser totalmente diferente do sal tradicional, o sabor também não é nada comum e, para muitos, lembra o de gema de ovo. Sua textura é crocante e muito solúvel e, por isso, é ideal para ser adicionado aos molhos, saladas e massas.
Sal rosa do Himalaia:  este sal vindo da Ásia é um pouco mais caro que os outros sais importados. Este condimento é encontrado nos pés da montanha do Himalaia, uma região que já foi banhada por mar. O tom rosado se deve aos minerais presentes nele, como o ferro e o manganês. Como o sabor não é muito diferente, se mal usado pode se perder em meio aos ingredientes do prato. Carnes grelhadas, saladas com azeite e legumes na manteiga são boas opções para este sal. Porém, deve-se evitar as receitas com caldos, e, em carnes, deve ser aplicado na hora do preparo, já que tende a ressecar os alimentosporque atrai água.
Sal líquido: este sal é obtido pela dissolução de sal marinho em água mineral. Tem sabor suave e pode ser adicionado a todos os alimentos, principalmente em saladas. Esta versão salga menos, mas tem menos sódio que os convencionais.
Sal do Havaí: nesta região o sal é rosado. Rico em ferro, preserva o sabor ferroso de forma suave. Vai bem com molhos, saladas, vegetais e grelhados de carne vermelha. Seus grãos são maiores que os do sal comum. Entretanto, a quantidade de sódio é alta e deve ser consumido de forma moderada.
Sal grosso: os cristais grandes preservam as propriedades dos alimentos e evitam o ressecamento. É usado principalmente em carnes que vão à churrasqueira e naquelas assadas em uma espécie de invólucro.
Sal de aipo: o sal de aipo é basicamente o sal de mesa misturado com grãos de aipo secos e moídos. É utilizado para dar sabor em caldos e sopas.

Você sabe do que é feita a sapatilha de uma bailarina ?

capa_sapatilhaballet
Para quem dança já é uma boa curiosidade esse tema. Mas para quem não dança também é muito interessante saber como é feita uma sapatilha de ponta.
O que será que elas têm dentro que faz a ponta ficar tão dura e forte para suportar o peso do corpo e deixar as bailarinas prontas para se equilibrar na pontinha dos pés?
Muitas pessoas acham que o material utilizado é gesso, mas não tem nada a ver o gesso numa sapatilha. Ela é feita com uma espécie de ‘papier maché’, ou seja, camadas de tecido especial embebidos em cola própria para isso, deixando assim a ponta bem durinha e firme.
Além da parte da ponta, o restante da sapatilha é feito em algodão e cetim por fora o que proporciona beleza a bailarina no momento da dança.
Antes de aprendermos mais sobre sapatilhas é bom sabermos que a dança foi feita para todas as idades e o balé em especial pode ser dançado por qualquer pessoa que queira aprender, mesmo depois de adulta.
Roupas confortáveis devem fazer parte do guarda-roupa da bailarina na hora do treinamento diário. Material em helanca é fundamental (como collants, meias-calças, saias ou shorts e polainas).
Confiram o video feito pelo Dr.José Luis Bastos Melo para um fabricante de sapatilhas e tire suas dúvidas a respeito desse calçado tão lindo que toda mulher sonhou um dia colocar nos pés.

sábado, 2 de novembro de 2013

Café pode cortar o efeito de determinados medicamentos, segundo estudos

capa_cafe
O excesso de cafeína no corpo é ignorado pela a maioria das pessoas que raramente consideram os efeitos colaterais da bebida como:
  • inquietação
  • dificuldade em adormecer à noite.
Imagine que o café também pode ter outras consequências em pessoas que tomam determinados medicamentos.
Estudos mostram que mais de uma dezena de medicamentos, desde antidepressivos até drogas para tireoide e osteoporose, podem ser afetadas pelo consumo de café.
Um número destes medicamentos, incluindo alguns antidepressivos, antibióticos e anticoncepcionais, bloqueia uma enzima conhecida como CYP1A2, que ajuda a metabolizar a cafeína. Como resultado, a cafeína pode persistir no organismo por várias horas mais que o normal.

Porque nossos lábios são avermelhados ?

capa_labios
Temos essa impressão, mas na verdade nossos lábios não tem cor, são três camadas de pele quase translúcidas que formam os lábios.
Na região vermelha do lábio, não há pele, essa região é composta por um epitélio com várias camadas de células que fazem parte da sua mucosa, pele é um órgão que recobre o nosso corpo, essa região vermelha já faz parte do nosso sistema digestivo, sendo composta de mucosa oral, essa mucosa possui três camadas de tecidos diferentes, em sua segunda e terceira camada é onde há vasos e capilares sanguíneos. Por isso a cor avermelhada.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Comida de passarinho faz bem para o corpo humano

capa_leitedealpiste
A nova dieta agora é “Leite de alpiste”.
Sim, a comida de passarinho, como assim a chamam é rica em vitaminas B e E, hidrato de carbono e proteína, o alpiste ajuda a tonificar a musculatura, mas para haver resultados tem que malhar.
Essa nova dieta e pesquisa foi descoberta pela Universidade Nacional do México, que durante todo o processo encontrou-se um número significativo de proteínas em um copo de 200 ml desse leite.
Ingerindo a dieta entre um treino e outro ela responsável pelos ganhos significativos de força e massa muscular magra.
Além dessa novidade é que o alpiste é um ótimo anti-inflamatório natural e também diurético que age principalmente no fígado, pâncreas e rins.
Infelizmente não emagrece se não houver exercício físico.

 A receita da dieta é: cinco colheres de alpiste em um copo de água e deixe a mistura agir por 24 horas. No dia seguinte, bata tudo no liquidificador, coe com uma peneira e acrescente gengibre e baunilha, se preferir. NÃO ADICIONAR AÇÚCAR.

Uns traem enquanto outros são fiéis… Por quê ?

capa_fiel
Pesquisadores estão analisando desde fatores biológicos até respostas psicológicas depessoas que recebem um “olhar interessado” de alguém que não conhecem.
Os resultados sugerem que enquanto algumas pessoas são naturalmente mais resistentes às tentações, outras precisam se policiar para conseguir manter um relacionamento monogâmico.
Enquanto o “gene da fidelidade” mostra que um casamento estável pode ser “genético”, outras pesquisas indicam que o cérebro pode ser treinado para resistir à tentação.
Testes psicológicos feitos em homens e mulheres casados mostravam aos voluntários fotos de pessoas atraentes. Quanto mais comprometidos eles eram com seus parceiros, mais depreciavam as pessoas das fotos. A teoria é que, quando estamos realmente comprometidos com alguém, não achamos outros tão atraentes.
Outro teste colocava os voluntários em uma sala de espera com atrizes ou atores que deveriam flertar com eles – sem que eles soubessem que tudo era armação. Depois, no consultório de um pesquisador, eles respondiam a um questionário sobre a qualidade de seu relacionamento atual. Uma das perguntas principais indagava se, diante de uma traição, o voluntário perdoaria seu parceiro.
Os homens que “aceitaram” o flerte com a atriz da sala de espera afirmavam, na sua maioria, que não perdoariam as esposas ou namoradas. Já as mulheres que aceitaram a “paquera” do ator perdoavam o seu parceiro mais facilmente.

Cometa esses erros e continue desempregado

capa_cvitae
Parece ser uma tarefa fácil elaborar o seu currículo, mas aqui estão dicas para você evitar de continuar desempregado (a):
DETALHAR DEMAIS
Apenas dois contatos (telefone fixo e um celular) são suficientes. Assim como evitar de adicionar o endereço de locais em que se já trabalhou, pretensão salarial (somente se solicitado posteriormente) e por fim escolas fundamentais, pois se já é formado no ensino médio não há necessidade de afirmar o fundamental e este serve também para graduados.
EXCESSO DE ENTER
Currículo de duas à mais páginas cansa, e meia folha pode mostrar que você não tem trabalhos suficientes ou experiências de vida. Mesmo que você nunca tenha tido um emprego, deve ter feito pelo menos um trabalho voluntário, atividades extracurriculares ou tido posições de liderança. Pra quem têm um objetivo há de ter experiência, por mais simples, mas têm…
FOTO
Colocar uma foto que seja 3×4 ou e qualquer outra se não for solicitado, várias empresas descartam imediatamente os currículos. Nem sempre a boa aparência (na foto) vai ajudar a conseguir uma entrevista.
VANGLORIAR DESNECESSARIAMENTE
Listar premiações ou vitórias desnecessárias podem causar má impressão. Certas informações causam mais distração do que adição positiva no currículo.
PASSATEMPOS ESTRANHOS
Há melhores maneiras de mostrar sua individualidade.
USAR FONTES CONSIDERADAS PADRÕES
Para qual seja a área que queira exercer, usar “Comic Sans”, letras coloridas ou qualquer fonte que grita “eu não sei o que estou fazendo!”.
EMAIL SUGESTIVO
Em hipótese alguma use emails bonitinhos ou com segundas intenções como gatinha_manhosa[@] ou nome_sarado[@].

Fazer “terrorismo” na refeição causa insegurança nas crianças

alimentacao-1
Para algumas mães, a hora de comer pode ser um tormento. Choro, birra e recusas de tudo que oferece para a criança. A grande maioria não sabe o motivo das negativas dos pequenos e, muito menos, como agir quando isso acontece.
“Muitas crianças passam por um apetite seletivo, natural para cada faixa etária. O período mais crítico é entre um e quatro anos”, explica a médica Márcia Léon, do Centro de Gastropediatria de Brasília. “Algumas crianças apresentam paladares muito específicos, como é o caso das que preferem o sabor adocicado ao salgado. A seletividade do cardápio vai depender muito da característica individual de cada criança e de como a família se porta perante essa experiência”.
E então, é preciso insistir para o filho comer ou aceitar essa condição? Segundo a especialista, é preciso respeitar a individualidade da criança, mas não deixá-la comandar o ritmo alimentar. “Devemos sempre insistir, pois na maioria das vezes, ela rejeita pelo simples fato de não querer experimentar o novo sabor e textura da comida. Insistir mostrando o beneficio da alimentação, e principalmente, sem brigas e ameaças. A refeição deve ser prazerosa e não uma fonte de estresse domiciliar”, orienta.
A dica para que a criança não coma só o que quer, é oferecer quantas vezes e de quantas formas for preciso. Ou seja, servir o mesmo alimento preparado de maneira diferente pode ser uma opção. Também ajuda oferecer essa comida acompanhada de mantimentos que a criança goste. Outra dica: esperar a fome chegar.
“Temos o costume de oferecer pequenas quantidades de comida, principalmente as que a criança gosta, de pouco em pouco, nos intervalos das refeições principais. Desta forma, a taxa glicêmica sempre estará alta e a fome não chega. Os pequenos têm enormes reservas de glicogênio, portanto, não terá hipoglicemia facilmente se ficar algumas horas sem se alimentar (podem ficar geralmente de 4 a 5 horas sem comer)”.
Crianças criadas sob um ‘regime terrorista’, onde são obrigadas a comer mesmo sem vontade, crescem inseguras e podem ter traumas, como o desenvolvimento futuro da compulsão alimentar, além de associar sempre a figura daquela pessoa que a forçava a comer ao medo que sentiam.
“Criança segura provém de pais seguros. Elas precisam perceber que seus pais querem o melhor para elas, e o exemplo dos responsáveis em conduzir suas vidas é o norte para um desenvolvimento feliz dos pequenos. Isso vale para tudo, inclusive para a alimentação”, finaliza a Dra. Márcia Léon.