quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A maior parte do pó é formada por pele humana? Verdade ou Mentira???

capa_poeira
Se você ouvir alguém falando que a maioria do pó é formada por pele humana, saiba que émentira.
Dizem que de 70 a 80% do pó doméstico é de pele humana, mas isso não é verdade.
As bolas de poeira são geralmente formadas por substâncias como fibras, pelos de animais,areia, resíduos de insetos, terra e outras partículas do ar e quase nada de resíduos de pele.
Ou seja, a maioria da nossa pele morta vai embora pelo ralo enquanto estamos tomando banho.

Dislexia ao ler e ao ouvir

capa_dislexia
As pessoas com dislexia às vezes veem as palavras e letras embaralhadas, o que torna a leitura uma tarefa difícil.
Pesquisadores franceses mapearam a atividade cerebral de 23 pessoas com dislexia e 21 pessoas sem o transtorno, e neste novo estudo mostra que a dislexia também parece ser um problema da forma como o cérebro interpreta os sons, especialmente o discurso claro e sem ruídos alheios.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas sem o distúrbio não tinham problemas em ajustar seus cérebros para as mesmas frequências que ouviram o discurso. Já as pessoas com dislexia, por outro lado, não conseguiam fazer o mesmo, seus cérebros tinham problemas de sincronização com sons na faixa de cerca de 30 hertz, uma frequência que é importante para a compreensão e decodificação da fala.

O cérebro disléxico também parece ser hipersensível a sons de alta frequência.
Este processamento de som interrompido pode ajudar a explicar por que as pessoas com dislexia têm dificuldade em lembrar e processar palavras e discursos.
Créditos: http://www.vocesabia.net/ciencia/dislexia-ao-ler-e-ao-ouvir/

O que são os cânions? Como eles surgiram?

canion
Cânions são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade.
À primeira vista, quem observa esses gigantescos entalhes na superfície do planetapoderia imaginar que eles foram criados de uma hora para outra por algum fenômeno catastrófico, como um terremoto capaz de abrir a terra e gerar um precipício.
Nada disso: em geral, os cânions têm um aprofundamento lento, que pode durar milhões de anos. Os autores principais dessas obras de arte são os rios.
“Dependendo da declividade do terreno, da quantidade de água e das fraturas do relevo, um curso d’água tem a capacidade de entalhar as rochas do leito por onde corre, dando origem aos paredões”, afirma a geógrafa Lylian Coltrinari, da Universidade de São Paulo (USP).
Entretanto, um rio não constrói um cânion sozinho. Nesse processo, também desempenham um papel importante os chamados soerguimentos, processos de choque e deslocamento de placas no interior da crosta terrestre que elevam gradualmente o relevoda região.
Conforme o terreno sobe, os rios que correm na superfície começam a ganhar velocidade e a aprofundar seus leitos, aumentando a altura dos paredões. Para os cientistas, os cânions possibilitam entender a origem das rochas e do relevo de uma região.
Numa imagem aproximada, se a gente comparar a Terra com uma cebolaum cânion é como um corte de faca que revela algumas camadas da casca do “vegetal” rochoso em que vivemos. Mas os cânions de hoje não são retratos exatos do passado. “Além da contínua erosão fluvial, a ação do calor, do vento, do gelo e da própria gravidade terrestre, que causa desmoronamentos, modificou o aspecto dessas feições ao longo do tempo”, diz Lylian.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Torre de Pisa um dia irá cair ?

capa_torre
Aposto que você já deve ter feito essa pergunta… Pois bem, a Torre de Pisa deve se inclinar por pelos menos mais 200 anos.
Este tempo se dá graças a um projeto de restauração que resgatou a torre depois dela ter chegado à beira do colapso uma década atrás.
A curiosa torre começou a ser construída no ano de 1173 sobre solos instáveis, o que fez com que o sino da Torre de Pisa se inclinasse cada vez mais para o sul. Arquitetos, nos últimos séculos, tentaram compensar o peso da estrutura para o norte. Foram criados projetos que pretendiam endireitar a torre, mas as experiências foram mal planejadas e aumentaram ainda mais a instabilidade da estrutura.
Em 1990, a Torre de Pisa ficou mais torta, se inclinando em mais de 5,5 graus. Segundo cálculos, a torre deveria ter caído com 5,44 graus de inclinação. Felizmente a torre desafiou as previsões e se manteve firme tempo suficiente para que os engenheiros chegassem a uma correção – para a felicidade dos italianos e dos turistas.
Foram realizados trabalhos de restauração entre 1999 e 2001 que estabilizaram a torre. Engenheiros colocaram pesos na extremidade norte da estrutura enquanto extraiam solo da parte de baixo da torre, fazendo-a afundar lentamente de volta ao norte.
A Torre de Pisa continua se inclinando para o sul, mas agora ela faz isso com apenas 3,9 graus. A não ser que aconteça um grande terremoto ou outra catástrofe imprevista, os engenheiros acreditam que a torre vai continuar em pé por muito tempo – o suficiente para muitas gerações aproveitarem a paisagem que parece desafiar as leis da física.

Toda vez que eu bocejo, sai lágrima nos meus olhos. Por que ?

capa_bocejo
O bocejo é um mecanismo de alerta.
Quando o nosso corpo identifica um cansaço, tédio ou sono. Nessas situações nosso metabolismo diminui, isso faz com que  a circulação sanguínea diminua, baixando também a concentração de oxigênio no organismo e no cérebro.
Sempre ao bocejar lacrimejamos e a nossa boca fica com mais saliva.
No momento em que inalamos uma grande quantidade de ar acelera a circulação sanguínea e aumenta a concentração de oxigênio, principalmente no cérebro. Quando isso acontece como se a gente “carregasse” as energias em nosso corpo, melhorando assim a nossa atenção e nos deixando mais despertos.
Quando o bocejo é necessário e bocejamos, os principais músculos da nossa face se movimentamprovocando uma espécie de contorção facial.
O bocejo movimenta os músculos da face e comprime as glândulas lacrimais e salivares!

Faculdade de redes sociais

capa_faculdaderede
Quem hoje em dia vive sem o Facebook, Twitter, Instagram…?
Newberry College (EUA) lançou um curso de graduação específica para redes sociais. E a primeira turma e ingressar neste curso será em agosto de 2013.
A graduação é bastante complexa, na realidade. Os estudantes terão noções básicas de design gráfico, comunicação, administração de empresas, psicologia e estatística. Através destes cursos os alunos irão explorar as técnicas de mídia social, além do desenvolvimento e direção das mídias sociais como uma indústria criativa. Os alunos irão trabalhar para desenvolver estratégias de marketing e branding para projetos, incluindo corporativa, sem fins lucrativos, entretenimento, esportes, notícias e política.
Pode parecer ridículo para você, mas não é bem assim não. Hoje existem diversos empregos voltados somente para as mídias sociais. Visto que, segundo a pesquisa realizada pela Netpop, o uso das mídias sociais aumentaram 356% desde 2006 estima-se que, neste ano, a publicidade de mídias sociais aumentou cerca de R$ 5 bilhões, logo emprego não vai faltar.

Machucou e não se lembra ?

capa_roxopele
Achar uma mancha roxa na pele e não fazer a menor ideia de como o hematoma surgiu, já chega ser uma rotina.
Os cientistas afirmam que isso é verdade. A dor está na nossa cabeça. Por isso, essasensação é uma experiência que varia muito de uma pessoa para outra.
Quando nos deparamos com uma situação de possível dano ao corpo, mensagens são enviadas a partir do local agredido para nosso cérebro. Os neurônios que carregam essas mensagens são chamados de nociceptores.
Os nociceptores, entretanto, não são os únicos responsáveis por sentimos dor. Quando nos machucamos, podemos sofrer em maior ou menor escala por vários fatores.
Antes que o cérebro envie sinais que causam a percepção da dor, ele faz uma pergunta fundamental e determinante: “Essa situação é realmente perigosa?”.
Da próxima vez em que você descobrir um roxo em sua pele, não se preocupe: você não é anormal por se machucar e não sentir dor.

Pesquisa revela que refrigerantes Diet são os mais perigosos

lata2
Para quem gosta de consumir esse tipo de bebida, esta não é uma boa notícia. Duas universidades dos Estados Unidos descobriram que os refrigerantes dietéticos (diet e light) podem ser mais nocivos à saúde, do que os comuns, aumentando o risco de derrame, ataque cardíaco e morte vascular.
Numa investigação com 2.600 participantes, os quais tiveram analisadas suas dietas e quadros de saúde, os pesquisadores descobriram que aqueles que costumavam beber refrigerantes dietéticos eram 43% mais suscetíveis a essas doenças.

O que mais pode causar?
A pesquisa levou em conta condições ligadas a problemas vasculares, como disfunções no metabolismo, diabetes e hipertensão. O risco vale tanto para consumo moderado quanto exagerado, quer dizer, tanto faz você tomar um refrigerantediet ou light uma vez ou outra, quanto tomar diariamente, o perigo é o mesmo. Entre uma vez por mês e seis por semana, o quadro geral é de chances elevadas de problemas vasculares.
Embora os números tenham passado essa informação, os cientistas não souberam detectar exatamente os motivos da tendência. Ainda é necessário, segundo eles, estudar os dois tipos da bebida para tirar conclusões mais precisas.

Existem mulheres que não percebem que engordam

capa_pesoHouM
Médicos da Universidade do Texas (EUA), descobriram em um número significativo de mulheres não perceber que engordam.
Beleza, estética e peso, já fazem parte do nosso vocabulário dia a dia e um novo estudo sugere que, para muitas mulheres, isso não é verdade.
Num período de seis meses, as mulheres avaliadas não perceberam que engordaram, entenda melhor…
  • Acompanharam 466 mulheres de diversas etnias por mais de 36 meses e descobriram que quase um terço delas não notou um ganho de peso de aproximadamente 2 quilos durante um período de seis meses, e um quarto das mulheres não notou um ganho de peso de quase 4 quilos durante o mesmo período.

Em 2010, teve um resultado semelhante, onde uma pesquisa concluiu que quase quatro em cada dez mulheres com sobrepeso acreditavam ser mais magras do que realmente eram.
A realidade é que apenas 16% das mulheres com peso normal no estudo se achavam com excesso de peso. A grande maioria (84%) se percebeu com precisão com peso normal ou abaixo do peso.
Os resultados são preocupantes, porque se as pessoas não perceberem que estão acima do peso e não farão esforço para perdê-lo, e isso pode ter implicações na epidemia de obesidade, além de outros problemas de saúde.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Quer morrer rapidamente? Conheça 5 lanches que matam só de olhar

bocaaa
Atualmente as sociedades principalmente as ocidentais, se tornaram extremamente estressadas, apressadas e… obesas.
Um reflexo dessa “correria” é encontrado na alimentação, nos chamados fast-foods (do inglês, “comida rápida”) que são alimentos preparados rapidamente e consumido por conveniência, como sanduíches e outros. Este hábito alimentar é comum em alguns lugares, especialmente nos Estados Unidos. Um dos piores perigos desse costume foi comprovado por dados estatísticos, que demonstraram a obesidade dos americanos: Entre 1988 e 1994, 23% dos americanos podiam ser caracterizados clinicamente como obesos. Em 1999, esse número subiu para 30%.  Além de uma refeição dessas ser extremamente calórica (um sanduíche, um refrigerante médio e algumas batatas fritas possuem em torno de 1500 Kcal), correspondendo a grande parte do que deveria ser ingerido num dia, pode causar problemas de saúde.
A grande quantidade de gordura presente nesses alimentos eleva os níveis de colesterol, aumentando o risco de doenças coronárias. Além disso, o açúcar e o sódio presentes nesses alimentos têm uma ligação direta com doenças cardíacas e diabetes. Segundo o estudo Desenvolvimento do Risco Arterial Coronário em Jovens Adultos feito nos Estados Unidos, a obesidade é responsável por cerca de 300 mil mortes no país, e a cultura do fast-food é, provavelmente, a principal responsável por isso.


Veja a seguir uma lista de lanches mortais que apresentam um valor calórico muito acima do aconselhável para um adulto, que é de 2.500 calorias por dia. Não olhe muito para as fotos, elas podem te fazer mal…
Um restaurante do Arizona, nos Estados Unidos, chama este lanche de “Quadruple Bypass Burger” (Hambúrguer da Ponte Quádrupla de Safena), que conta com 8.000 calorias. É excelente para quem está com pressa para se encontrar com o Criador.
Este é da Inglaterra. Uma lanchonete da cidade de Corby oferece um café da manhã com7.500 calorias, ou seja, três vezes o recomendado por dia. Segundo o gerente da casa, somente quatro fregueses conseguiram comer o super-prato. Contam que os quatro só terão alta hospitalar daqui a dois meses…
O restaurante ‘Jolly Fryer’, em Bristol, também na Inglaterra, criou um hambúrguer de 5.000 calorias. O lanche conta com oito hambúrgueres de carne e 16 fatias de queijo, além de outros ingredientes, todos muito gordurosos. Rebatendo com uma Coca-Cola, diariamente, o seu destino será o hospital ou o cemitério…
Em Nova York, um restaurante oferece o “Heart Attack Sandwich” (Sanduíche do Ataque Cardíaco), que conta com 3.000 calorias. Pelo físico da garçonete, com certeza, ela não come esse lanche…
Um restaurante de Montreal, Canadá, criou este sanduíche com mais de 5.000 calorias. O lanche chama-se “Angry French Canadian Sawndwich” (Sanduíche Franco-Canadense Furioso). Dizem que o enterro é por conta da casa…

Você Sabe Porque Vemos a Lua Durante o Dia?

Lua-durante-o-dia
Recebemos um comentário de um leitor, e achei que o mesmo era muito interessante, perguntava, porque vemos a lua durante o dia?
Então resolvi postar essa curiosidade aqui para vocês. É bem curtinha, mas pode matar a curiosidade de outros leitores.
Lua sempre pode ser vista de dia se estiver em posição favorável. Por volta do quarto crescente ela é vista na parte da tarde e no quartro minguante na parte da manhã.
O brilho da Lua é suficientemente forte para ultrapassar o brilho do azul do céu, basta que ela esteja alta no céu e longe das fases cheia (só é visível a noite) e nova (muito próxima do brilho do Sol).

“Covinhas” porque algumas pessoas têm outras não?

capa_covinhas
Que as “covinhas” são atraente e chamam a atenção de homens e mulheres, sabemos, mas as covinhas são pequenas depressões naturais da pele (bochecha/maçã do rosto) ou queixo.
Nestas regiões o tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto).
A pele é “repuxada”, causando uma pequena retração que é mais acentuada quando as pessoas sorriem.
As pessoas que tem covinhas apresentam o músculo menor em comprimento do que o tamanho do músculo é normal nas pessoas que não têm covinhas. Isso é causado por causa de algumas falhas no desenvolvimento do tecido conjuntivo subcutâneo, mas de alguma forma, pode ser considerado um defeito congênito e mostra que as “malformações” nem sempre são ruins.
Ter covinhas, ou não ter, não é sorte. É a genética que determina se uma pessoa vai ou não ter covinhas. O gene responsável é dominante e isso significa que se um dos pais tem covinhas, então provavelmente os filhos terão.
Geralmente, os bebês têm essas cavidades, mas elas desaparecem gradualmente conforme a criança cresceisso é porque o músculo cresce com a idade e chega a seu tamanho normal.

Pupilas “vazadas” clinicamente conhecida como Coloboma, saiba mais…

capa_coloboma
Pessoas que tem a pupila “vazada” é popularmente conhecida como “síndrome dos olhos de gato”, mas o nome clinico e correto é Coloboma.
O corpo humano não para de encontrar maneiras de nos surpreender. O coloboma, também conhecido como , pode atingir uma das estruturas dos olhos, tal como a íris, a coroide, a pálpebra, a retina ou o nervo óptico. Isso pode acontecer em um ou ambos os olhos, e dá ao paciente um olhar que parece ser de outro mundo.
Embora a condição possa aparecer após um trauma, como uma pancada na região dos olhos, o coloboma acontece mais frequentemente enquanto o olho ainda está emdesenvolvimento.
Os olhos começam a se desenvolver quando o feto possui apenas cerca de 22 dias, e o processo se dá em múltiplas camadas. A parte frontal do cérebro do feto inicia o desenvolvimento de duas pequenas bolas em hastes. Enquanto isso, a ectoderme – uma camada exterior de tecido – começa a ficar mais espessa sobre essas duas esferas. De repente, as bolas vão perdendo o conteúdo em seu interior e se tornando ocas. Imagine colocar o polegar em uma bola de massa e tirar o que tem dentro para moldá-la e transformá-la em um copo. Com exceção do polegar, é isso que acontece.
Esse “copo” começa a se desenvolver no tecido diferenciado, que irá formar a retina e a maior parte do olho. Repousando sobre o tecido está a ectoderme, engrossada, que irá se tornar o cristalino, considerado a lente do olho. Finalmente, quando o olho termina seu desenvolvimento, as paredes do tal copo se unem, fechando o cristalino e deixando apenas um pequeno buraco na frente – a pupila – e formando o olho como o conhecemos.
Um em cada 10 mil bebês apresenta um processo de selagem não totalmente concluído. Em vez de um orifício circular, a abertura pode ter o formato de uma fechadura de porta, da pupila de um gato (como sugere o nome popular da condição em português) ou simplesmente de um círculo “vazado”. É esse o sinal de que os tecidos não se uniram completamente no centro do olho.
original
O coloboma pode causar problemas de visão para os pacientes, em parte por conta do vazamento de luz ocasionado justamente pela pupila expandida. Outro possível problema diz respeito ao sistema circulatório: a falta do fechamento pode prejudicar a circulação de sangue no olho. Entretanto, na maior parte dos casos, o coloboma só resulta em uma visão ligeiramente embaçada e um incômodo a luzes fortes – além de uma vida cheia de pessoas lhe perguntando onde você conseguiu essas lentes de contatos bacanas.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Mulher mais feia do mundo é enterrada depois de 153 anos

capa_mulherfeia
Os apelidos variam de “mulher mais feia do mundo” e “macaca humana” para Julia Pastrana que passou a vida como atração “freak shows” do século 19.
Mesmo falecendo em 1860 seu corpo continuou sendo atração e agora em 2013 seu corpo será finalmente enterrado.
Julia Pastrana é mexicana e nasceu em 1834 portadora de diversas síndromes que fizeram com que ela tivesse pelos em várias partes do corpo, orelhas e gengivas protuberantes.
Sua morte e de seu filho foi em 1860, na Rússia, seus corpos foram mumificados e ficaram expostos na Universidade de Oslo, Noruega.
Depois de anos o governo do México finalmente conseguiu trazer os corpo a Terra natal de Pastrana e ainda foi realizada uma missa e os corpos enterrados  no cemitério da cidade ao som de uma banda tradicional.
Pastrana ficou conhecida, pois passou toda a sua vida sendo exposta em Circos dos Horrores, que no exterior são chamados de “freak shows”, ela sofria de hipertricose (pelos em demasia pelo corpo todo) e hiperplasia gengival.
Aos 20 anos e famosa por ser conhecida como ”mulher mais feia do mundo” e “macaca humana” foi levada para os Estados Unidos para ser estudada por especialistas norte-americanos e noruegueses, o que não bastava, pois na Europa e nos países americanos ela continuou sendo atração cantando, dançando e era exibida como uma anomalia da natureza.
Julia era uma pessoa sensível e muito feminina, sua inteligência estava acima da média e ela era fluente em três idiomas e o sonho de sua vida, como o de tantas mulheres, era o de ser mãe, sendo assim ela casou-se Theodore Lent, que além de marido era também seu “empresário” e foi durante uma turnê pela Rússia, ela ficou grávida.
Os médicos alertaram: seu quadril era muito estreito para aguentar uma gravidez e, assim sendo, ter um filho significaria correr risco de morte. Animada com a gravidez, Julia não quis saber e preferiu arriscar. Em 1860, ela conseguiu realizar seu sonho e seu filho nasceu em Moscou, Rússia.
As coisas não sairam como o planejado e seu filho nasceu coberto de pelos e com os mesmos traços faciais que ela. Um parto complicado, e o bebê não aguentou morrendo horas após o parto e Julia faleceu cinco dias após o parto.
Seu marido, Lent, que não era exatamente um bom marido e mandou mumificar ambos os corpos (tanto o de Julia quanto o de seu filho) e continuou exibindo-os em feiras e museus. Em uma dessas exposições, os corpos foram roubados e quando foram encontrados pela polícia, a múmia do filho ficou muito danificada e a de Julia teve de ser restaurada.
Foi através de movimentos pela repatriação de múmias e objetos de países colonizados que, em 2013, a múmia de Julia Pastrana finalmente encontrou descanso em solo mexicano. Depois de ter sido abusada e explorada em vida e na morte também.

Gravidez psicológica: o que é isso ?

gravidsss
No começo de 2012, o país testemunhou o estranho caso de Maria Verônica Santos, de Taubaté, SP. Ela ficou famosa por ter fingido uma gravidez  de quadrigêmeos. Uma discussão foi gerada: teria a falsa mãe criado a situação para obter algum tipo de vantagem ou seria uma de gravidez psicológica? Se, por um lado, a resposta cabe à justiça, por outro torna-se necessário compreender o que é uma gravidez psicológica, quais os seus sintomas e por que ela ocorre.  É o que faremos a seguir:




Gravidez psicológica ou pseudociese é um fenômeno raro, aproximadamente de 1 ocorrência para cada 20 mil gestações. Nessa situação, a mulher acredita que está efetivamente grávida. O fenômeno sofre influências físicas, psíquicas e sociais às quais as mulheres estão sujeitas, sendo observada maior influência dos aspectos psicológicos. Pensa-se, assim, que o surgimento de sintomas físicos é desencadeado por uma ação psicossomática da paciente, ou seja, os sintomas da gravidez surgem como consequências decorrentes de um mecanismo no qual o corpo pode apresentar alterações físicas de uma gravidez normal, como reação psicológica a uma série de conflitos inconscientes. Tais conflitos podem estar ligados à restituição de uma perda material ou como reação aos conflitos sobre o papel social da mulher e ainda referentes à sua feminilidade. Em casos menos graves a pseudociese aparece como um distúrbio físico isolado, e nos mais graves, devido a antecedentes psiquiátricos, como um delírio decorrente do funcionamento da personalidade psicótica ou borderline, um grave transtorno de personalidade sintomas psiquiátricos como humor instável e reativo, problemas com a identidade e impulsividade sobretudo autodestrutiva (tendências suicidas). Na maior parte dos casos de pseudociese estão associados intensos desejos ou temores de engravidar.

Existem mulheres mais ou menos sujeitas à gravidez psicológica?
A espécie de relação que a mulher tem com a sua família  e com o seu parceiro conjugal, um diagnóstico de infertilidade, a construção social sobre a maternidade  e a gravidez influenciam diretamente na ocorrência do problema, que atinge mulheres de todas as idades, condições sociais, com ou sem histórico prévio de doenças psiquiátricas. Com referência à questão social, levando-se em consideração o papel perante a sociedade – que sempre foi e ainda é imposto à mulher – e os significados de fantasias na sociedade a respeito da gravidez e da maternidade, torna-se evidente o quanto esses elementos contribuem para o surgimento da gravidez psicológica. Uma depressão e outros quadros de transtornos do humor podem estar associados, mas, sobretudo, experiências amorosas mal sucedidas, envolvendo o abandono, a separação e a gravidez. Pesquisas apontam maior incidência em mulheres casadas e com conflitos conjugais. Há também uma relação da mulher que teve um aborto espontâneo ou provocado com o surgimento do fenômeno.

Quais os sintomas comportamentais? Existem alterações no corpo?
As mulheres afetadas realmente acreditam estarem grávidas e isso faz com que procurem ajuda de um obstetra. Os sintomas podem ser explicados por conta de algum conflito psicológico que estimula o hipotálamo e a hipófise e esses, por sua vez, geram um aumento de prolactina no sistema endócrino, o que gera sintomas de uma gravidez verdadeira como enjoos matinais, aumento da sensibilidade, distensão abdominal, lactorreia e aumento das mamas, mas não há feto, apesar de algumas mulheres chegarem a sentir uma pseudo-movimentação fetal. É comum que, depois do diagnóstico de gravidez psicológica algumas mulheres se recusem a aceitar o diagnóstico. Nestes casos, avaliações psiquiátricas ou psicológicas devem ser feitas.

Como a família deve lidar com o assunto? Como ajudar?
Fatores familiares estão intimamente relacionados aos casos de pseudociese. Muitas mulheres acometidas pelo problema estão tendo problemas no relacionamento com o parceiro ou não estão vivendo um relacionamento estável. Encaminhar o casal para um atendimento psicoterápico ajuda bastante. A respeito da relação entre o desejo (ou medo) da gravidez com as dinâmicas familiares, isso pode ser intensificado quando, nas famílias de ambos os pais não há nenhum bebê ou crianças. Além dos relacionamentos e dinâmicas familiares que a mulher estabelece, outras questões sociais também aparecem como provocadores da pseudociese, como, por exemplo, o papel sócio-econômico da mulher perante a sua família e a sociedade. Dessa forma, é necessário o apoio e acompanhamento familiar, principalmente com relação à diminuição das pressões e exigências da família, seja em torno da gravidez, seja em torno da superação da condição originada pela gravidez psicológica.

Qual o tratamento?
É fundamental um acompanhamento médico para a paciente, a fim de avaliar a necessidade de encaminhamento para psiquiatras e psicólogos. Dependendo do quadro e da evolução dos casos, o tratamento é baseado na dosagem de hormônios e medicamentos sintomáticos. O tratamento da pseudociese costuma ser mais efetivo quando é realizada uma psicoterapia de apoio, com foco para a realidade ou uma psicanálise. Mas pode ser necessária uma medicação com antipsicóticos, em casos em que seja firmado um diagnóstico de psicose.

O problema, uma vez superado, pode voltar? Se pode, como evitar?
Como o fenômeno é complexo, é difícil descartar a possibilidade de uma recaída. Para algumas mulheres, dependendo de fatores como, por exemplo, a psicose, existe maior possibilidade disso ocorrer. Para outras, depois de tratamento medicamentoso associado à psicoterapia, as chances diminuem bastante, existindo um bom prognóstico, principalmente nos casos em que existam apoio e envolvimento familiar.

Como ter músculos levantando menos peso

capa_malhandopeso
Tem preguiça de ir à academia e pegar peso, mas quer ter músculos???
Saiba que tem como ter músculos sim, sem precisar pegar muito peso, para isso basta ter mais repetições.
Pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, descobriram que o treinamento de peso em menor intensidade, mas com mais repetições, pode ser tão eficaz para ganhar músculos do que exercícios de levantamento de peso mais extremos.
Para chegar a essa conclusão, homens jovens que treinaram com menor intensidade de peso e maior número de repetição dos exercícios, até a fadiga, foram igualmente capazes de estimular as proteínas musculares como quem treina pesado, mas sem tantas repetições.

Emagreça fazendo uma dieta psicológica

Dieta-11
Odeio ir na academia, mas sou obrigada a ir; não gosto de fazer exercícios; não resisto a um belo pedaço de bolo. Essas afirmações estão constantemente na boca daquelas pessoas que insistem em dizer que não conseguem emagrecer. A justificativa para as dietas que começam na segunda-feira e terminam na terça ou os exercícios que não surtam efeitos podem ter uma explicação psicológica.
Certas emoções não reconhecidas ou assumidas costumam se manifestar no corpo, adulterando sua forma e seu funcionamento saudável. No lugar de procurar dietas malucas, muitos encontram ajuda na psicologia, como foi o caso da química carioca Mariana Santos, que já perdeu 21 kg em 10 meses.
A psicóloga Laura Cavalcanti acredita que a transformação do corpo deve acontecer de dentro para fora. “Normalmente os tratamentos acontecem voltados para amedicina, nutrição e exercícios físicos. Sempre existe muita ansiedade nesses casos, mas que raramente as pessoas associam aos tratamentos de emagrecimento”, disse. Para ajudar nesse processo, ela desenvolveu o Programa EmagreSer Integral, tratamento que ajuda as pessoas a lidarem com as emoções e sensações que não foram decodificadas.
Segundo a psicóloga, quando os pacientes começam a entender esses sentimentos, já se sentem mais leves antes mesmo de perder um quilo. “É a prova de que muitos problemas são psicológicos. A consciência fica mais leve”.
O primeiro foco do tratamento é cuidar dessas emoções, identificar e “levá-las para o seu devido lugar”. Temos que dar nome aos sentimentos: raiva, saudade, amor, ódio… A gente apropria as emoções para que elas não influenciem na hora da comida, detalhou acrescentando que a psicologia tem importante papel para construir essa responsabilidade nas pessoas.
“Nós resgatamos o direito de comer com prazer e fazemos com que as pessoas entendam a necessidade da boa alimentação”, disse a psicóloga Laura Cavalcanti.
Para conseguir passar dos 86 kg para os 65 kg, Mariana Santos resolveu procurar ajuda psicológica. Ela perdeu 21 quilos desde setembro do ano passado. “Eu já tinha tentado fazer várias dietas, fui no Vigilantes do Peso, mas nada adiantava e eu continuava engordando”, contou.
Em cinco meses de tratamento psicológico, Mariana começou a correr. “Eu comecei a ver o exercício com outros olhos e passei a não fazer por obrigação. No tratamento aprendemos que o exercício físico, por exemplo, é importante para a nossa saúde e não só para mantermos nosso corpo nos padrões de beleza que a sociedade pede”, explicou.
A carioca Mariana Santos falou que sempre foi muito dependente emocionalmente da opinião dos outros. “Se as pessoas me falavam que eu era gorda, eu ficava sempre muito triste e ansiosa. Aí percebi que a opinião delas não podia ter uma função tão grande na minha vida. Depois disso, todos os meus sentimentos estavam bem mais resolvidos e tudo foi mais fácil”, disse.
Mesmo com esse acompanhamento, Mariana Santos também fez uma dieta: “não tem milagre. Mas a gente passa a entender que é bom comer bem e ter uma vida com muito equilíbrio. Uma coisa puxa a outra”, disse.
“É esquisito pensar que a mente manda em tudo. Você precisa cuidar dos problemas emocionais para ter estimulo para fazer as coisas que ajudam o lado de fora do seu corpo, no caso, emagrecer”, falou Mariana Santos, que perdeu 21 kg com a ajuda da psicologia.