
Existe uma lista de alimentos que enchemos a boca para falar (ou não) que comemos.
Assim como também existe uma lista “desses” alimentos nos quais consideramos saudáveis e que saudável não tem nada… Confira cinco deles:
Sopinha quente no friozinho ou senão quando ficamos com gripe é muito gostosa né!?, mas se você pensar, o ‘pozinho’ têm gorduras, conservantes de sobra e muito sódio.
Sim, o ketchup vem do tomate – e herdou da fruta algumas coisas boas, como o licopeno, um poderoso antioxidante. Mas, por outro lado, as receitas exageram no nível de açúcar e sal para padronizar o sabor e estender o tempo de validade do produto. E você já sabe: açúcar e sal, em excesso, não fazem bem.
Basicamente, a lógica é que se o chocolate é diet, ele têm menos açúcar e menos calorias. Só que não que é bem assim.
Com os alimentos light, a coisa não é muito diferente.
O problema está na quantidade de açúcar na receita. Não faz diferença se for néctar, suco de caixinha ou suco em pó onde todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Aliás, até os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ não são tão saudáveis assim, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não está adaptado para suportar doses altas de açúcar e sobrecarrega a produção de insulina, que gerencia o processamento de acúcar no organismo,tornando-se um diabético.
Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece: o açúcar em excesso e a gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras.
Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário